top of page
Destaques

Del Arco

Família de imigrantes Espanhões da cidade de Fiñana, embarcando no navio a vapor de nome Francesca, no porto da cidade litorânea da Almería na Espanha no dia 29 de Dezembro de 1909, e desembarcando no dia 16 de Janeiro de 1910 no Porto de Santos da cidade de São Paulo, porém com destino final para cidade de Itatinga, localizada no interior de São Paulo; para trabalhar como agricultores na fazenda Santanna.

A Família DEL ARCO levou dezoito (18) dias para chegar no porto de Santos, onde a lista de bordo de passageiros da companhia de marítima de navegação Austro Americana, informa o total de 435 passageiros e 74 famílias de imigrantes, sendo a família DEL ARCO declarada na página 08, passageiros de número 287 até 295 e família número 53.

Lista de Bordo (Saída) - Espanha para Brasil

Navio a vapor Francesca

 

 

 

Cidade de Fiñana para porto de embarque em Almería

(Distância de 78,6 Km)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O registro de matrícula de entrada da família DEL ARCO está disponível no Acervo Digital do Museu da Imigração do Estado de São Paulo na lista de matrícula da Hospedaria do Imigrante no livro 02D, página 128, família de número 42690 com o total de nove familiares, sendo:

Chefe:        Santiago Del Arco Balazar, 46 anos, casado e católico

esposa:      Maria del Carmen Cabrerizo Delgado, 42 anos, casada e católica

Filho:          Rafael Del Arco Cabrerizo, 19 anos, solteiro, católico

Filha:          Victoria Del Arco Cabrerizo, 17 anos, solteira, católica

Filha:          Maria de Los Angeles Del Arco Cabrerizo, 15 anos, solteira, católica

Filha:          Josefa Del Arco Cabrerizo, 07 anos, solteira, católica

Filho:          Manoel Del Arco Cabrerizo, 04 anos, solteiro, católico

Filha:          Maria "Toreda?" Del Arco Cabrerizo, 01 ano, solteira, católica

Pai:             José Del Arco, 79 anos, viúvo, católico

 

Registro de Matrícula - Livro de Entrada

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

​Santiago Del Arco Salazar

SANTIAGO DEL ARCO SALAZAR nasceu dia 15 de Julho de 1863 na cidade de Finãna pertencente a Almería em Andalucia na Espanha. Ele foi o quinto filho do casal de espanhóis JOSÉ DEL ARCO MOYA  (1830) e VICTORIA SALAZAR APARICIO (1829).

Seu batismo foi celebrado no mesmo dia de seu nascimento as 7:30 da manhã na Igreja católica "Iglesia Nuestra Senõra de la Anunciación" ou também conhecida como "Iglesia Parroquial de Santa María de la Anunciación"  localizada na Vila de Finãna, Província de Almería, na Espanha; sob livro número 27 e folha 192 (verso), sendo seu padrinho o irmão de sua mãe chamado Santiago Salazar e a esposa María Aurora Rubia.

Transcrição paleográfica do assento de Batismo (Espanhol)

"En la Iglesia Parroquial de Santa María de la Anunciación de esta Villa de Fiñana, provincia de Almería, Obispado de Guadix, a 15 de julio de 1863, yo, el infrascrito cura propio de ella, bauticé solemnemente a un niño que nació el mismo día a las siete y media de la mañana. Hijo legítimo de José del Arco y Victoria Salazar, naturales y vecinos de esta, desposados y velados en esta parroquia. Abuelos paternos Gabriel y Catalina Moya, él de esta y ella de Huéneja; maternos Jacinto y Rafaela Aparicio, de esta. Le puse por nombre Santiago Antonio Enríque Félix. Padrinos Santiago Salazar y María Aurora Rubia, su mujer, a quienes les advertí el parentesco espiritual y demás obligaciones que han contraído. Siendo testigos Domingo García y Trinidad Tudela, acólitos. Y para que conste lo firmo: José López Llamas."

Transcrição paleográfica do assento de Batismo (tradução)

"Na Igreja Paroquial de Santa María de la Anunciación desta Villa de Fiñana, província de Almería, Bispado de Guadix, em 15 de julho de 1863, eu, sacerdote abaixo assinado, solenei batizei uma criança que nasceu no mesmo dia. às sete e meia da manhã. O filho legítimo de José del Arco e Victoria Salazar, nativos e vizinhos deste, adotou e velado nesta paróquia. Os avós paternos Gabriel e Catalina Moya, ele desta e de Huéneja; o materno Jacinto e Rafaela Aparicio, desta. Eu o nomeei Santiago Antonio Enríque Félix. Os padrinhos Santiago Salazar e María Aurora Rubia, sua esposa, a quem eu os avisei sobre seu parentesco espiritual e outras obrigações que eles contraíram. Testemunhando Domingo García e Trinidad Tudela, acólitos. E para o registro, assino: José López Llamas."

 

Igreja Nossa Senhora da Anunciação

"Iglesia Nuestra Senõra de la Anunciación"

 

 

 

 

 

 

Santiago Del Arco Salazar casou com 22 anos de idade no dia 26 de Augusto de 1885 na mesma igreja católica de seu batismo em Fiñana, Almería na Espanha, sob livro 12 e folha numero 69 com MARIA DEL CARMEM CABRERIZO DELGADO, carinhosamente apelidada de CARMELA, tendo ela 18 anos de idade, solteira e filha de Antonio y Torcuata Delgado e "...."

Transcrição paleográfica do assento de Casamento (Espanhol)

"Archivo Parroquial de Fiñana: Libro 12 de matrimonios, folio 69. En la iglesia parroquial de Santa María de la Anunciación de la Villa de Fiñana, provincia de Almería, Diócesis de Guadix, en 26 de agosto de 1885, yo Don Manuel Olmos Núñez, cura la misma, previos los consentimientos favorables de sus respectivos padres, amonestados inter misarum solemnia de los días festivos quince, dieciseis y veintitres del presente mes y precedidos todos los demás requisitos que previene el Santo Concilio de Trento, confesados y comulgados, desposé por palabras de presente que hacen verdadero y legítimo matrimonio y acto seguido velé a Santiago del Arco, soltero, de esta naturaleza y vecindad, de 22 años, hijo legítimo de José y Victoria Salazar, naturales de esta prenotada villa y en su parroquia desposados y velados, con María del Carmen Cabrerizo, de igual estado, naturaleza y vecindad, de 18 años de edad, e hija legítima de Antonio y Torcuata Delgado, ambos de esta naturaleza y en su parroquia desposados y velados. Cuyos contrayentes manifestaron ante los testigos Don Joaquín Morales, Don Antonio Ruíz de la Roca y Felipe Hernández reconocían como de ambos el niño que anteriormente habían tenido, bautizado el 27 de abril del año en curso, según consta en el libro 35 de bautismos, folio 233. Y para que conste lo firmamos los susodichos testigos que a la vez lo fueron de la celebración del matrimonio con el contrayente de que yo el párroco certifico. Licenciado Manuel Olmos Núñez.

Transcrição paleográfica do assento de Casamento (tradução)

"Na igreja paroquial de Santa Maria da Anunciação da cidade da província de Fiñana de Almeria, Diocese de Guadix, em 26 de agosto de 1885, I Don Manuel Olmos Nunez, curar o mesmo consentimento, anterior favorável de seus pais, repreendido solemnia entre misarum de férias quinze, dezesseis e vinte e três deste mês e precedido todos os outros requisitos especificados no Conselho Santo de Trent, confessou e comulgados, eu defendida por palavras de espírito que faz verdadeiro e legítimo casamento e imediatamente foram assistidos Santiago del Arco, single, desta natureza e vizinhança, 22, filho legítimo de José e Victoria Salazar, nativos desta villa prenotada e em sua noiva e paróquia velada, com María del Carmen Cabrerizo, do mesmo estado, natureza e vizinhança, 18 anos de idade, filha legítima de Antonio e Torcuata Delgado, ambos desta natureza e em sua paróquia, casado e velado. Cujos cônjuges expressa diante de testemunhas Don Joaquin Morales, Don Antonio Ruiz de la Roca e Felipe Hernandez reconhecido tanto como uma criança que anteriormente tinha batizado em 27 de abril deste ano, como registrado no livro 35 de batismos, folio 233. E para o registro, assinamos as testemunhas acima mencionadas que ao mesmo tempo eram as testemunhas da celebração do matrimônio com o contratante que eu o pároco certificou. Sr. Manuel Olmos Núñez."

Vale a apena notar que no mesmo assento de casamento acima, o padre informa que o casal já possuía um filho batizado em Abril de 1885 sob livro 35 na folha número 233. Este filho mencionado tratasse de GABRIEL  DEL ARCO, filho primogênito do casal.

Deste casamento tiveram o total de 07 filhos, sendo todos nascidos na Espanha Gabriel (1885), Rafael (1890), Victoria (1892), Maria de Los Angeles (1894), Josefa (1902), Manoel (1906) e Maria "Toreda?" (1908).

Filho 1 - Gabriel Del Arco (1885) cc Romana Mansana

Filho 2 - Rafael Del Arco (1890) cc Izabel Dorothea Garcia Gimenes (1894)

Filha 3 - Victoria De Larco (1892) cc Sebastião Blane (1888)

Filha 4 - Maria de Los Angeles (1894)

Filha 5 - Josefa (1902)

Filho 6 - Manoel Delarco (1905)

Filha 7 - Maria "Toreda?" (1908)

Registro de estrangeiro Manoel Delarco (Sexto filho de Santiago Del Arco)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Santiago DEL ARCO migrou junto com sua família e o com seu pai JOSÉ DEL ARCO  já viúvo para o Brasil, mais especificamente para o Estado de São Paulo no dia 16 Janeiro de 1910 para trabalhar como agricultor na fazenda Satanna, localizada na cidade de Itatinga, interior do estado de São Paulo.

Registro de Entrada no Brasil - 16 Janeiro de 1910

(Acervo Digital do Museu da imigração em São Paulo)

 

Os motivos para imigração de Santiago da Espanha para Brasil não esta esclarecido, podendo ter sido a busca de melhores condições financeiras, oportunidade de trabalho ou até podemos especular, por minha conta e risco, que pode ter sito devido aos trágicos acontecimentos caracterizados pela "LA SEMANA TRÁGICA DE CATALUÑA" de Julho a Agosto de 1909.

 

Ele era irmão de Domingos (1853), Gabriel (1856), Manoel (1856); Maria de Los Angeles (1858), Sergio (1860), Frederico (1871) e José (1870).

 

Santiago Del Arco Salazar faleceu no Brasil no estado de São Paulo, porem ainda não foi identificado data e a cidade do óbito.

RESUMO

 

 

 

Esposa:               

Maria Del Carmen Cabrerizo Delgado (05.08.1867)

 

Filhos (7):

Gabriel Del Arco (26.04.1885)

Rafael Del Arco (20.05.1890)

Victoria Del Arco (15.11.1892)

Maria de Los Angeles Del Arco (30.07.1894)

Josefa Del Arco (13.11.1902)

Manoel Del Arco (08.12.1905)

Maria Del Arco (11.05.1908)

Pai:                     

José Del Arco Moya (1830)

Mãe:

Victoria Salazar Aparicio (1829)

Padrinhos de batismo:

Santiago Salazar (tio) e esposa María Aurora Rubia

Irmãos (6)

Domingos (10/1853)

Gabriel (02/1856) cc Josefa García Sánchez (1860)

Maria de Los Angeles (04/1858) cc Manuel Bretones Martínez (1856-1923)

Sergio (09/1860) cc Rosa García Latorre

Frederico (1871)

José (1870)

Avos paternos:     

Gabriel Del Arco Rodrigues (1789) e Catalina Moya

Tios paternos (5)

Baltazar Del Arco (1812)

Sergio Del Arco (1814)

Manoel Del Arco (1816)

Maria Del Carmem Del Arco (1818)

Josefa Del Arco (1834)

 

Avos maternos:

Jacinto Salazar Guindos (179?) cc Rafaela Aparicio Guindos (1797)

Tios maternos (6)

Luiz Salazar (1818)

José Salazar (1821)

Manoel Salazar (1825)

Maria Salazar (1826)

Santiago Salazar (1833) cc María Aurora Rubia Pérez (1828)

Maria Francisca Salazar (1836)

Bisavos paternos:     

José Del Arco e  Salvadora Rodrigues

"....." e "....."

Bisavos maternos:    

Domingo Salazar García e María Casimira Guindos Pérez

José Aparicio Morales/ e María Guindos del Rosal

 

 

 

 

Filha: Victoria De Larco  (Del Arco)

VICTORIA DE LARCO (Del Arco) nasceu em 15 de Novembro de 1892 na cidade de Fiñana, Almería em Andalucia na Espanha. Como muito praticado da época de seu nascimento, o seu nome foi dado muito provavelmente em homenagem a sua avo paterna chamada Victoria Salazar Aparicio (1829). Seus avos paternos eram Jose Del Arco Moya e Victoria Salazar Aparicio e avos maternos Antonio Manuel Cabrerizo Plaza e Torcuata Delgado Latorre

Migrou para o Brasil com idade de 17 anos junto com seu pai, mãe, irmãos, irmãs e avo paterno em 16 de Janeiro de 1910 no navio a vapor Francesca.

Após um ano e meio de sua chegada no Brasil, casou-se, conforme especificado no Registro Civil de Pessoas Físicas realizado no Cartório do Brás em São Paulo sob livro 21, folha 01 e assento 212, no dia 08 de Julho de 1911 com idade de 19 anos,  com o imigrante espanhol da cidade de Malaga SEBASTIÃO BLANE, tendo ele 23 anos de idade, solteiro, profissão sapateiro e filho dos espanhões Manoel Blane Rivera e Manoela De Rubio.

Registro de estrangeiro Sebastião Blane  (marido de Victoria Del Arco)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Victoria De Larco (1892 - ?) e marido Sebastião Blane (1888 - 1963) tiveram o total de oito (8) filhos, sendo eles: Araceles (1920), Antônio (?), Santiago (?), Carmem (?), Sebastião (?), Julio (?), João (?) e Rubens (?)

Filha 1 - Araceles Blane De Larco cc Luis Di Giorgio

Filho 2 - Antônio Blane Del Arco cc "....."

Filho 3 - Santiago Blane Del Arco cc "....."

Filha 4 - Carmem Blane Del Arco cc "....."

Filho 5 - Sebastião Blane Del Arco cc "....."

Filho 6 - Julio Blane Del Arco cc "....."

Filho 7 - João Blane Del Arco cc "....."

Filho 8 - Rubens Blane Del Arco cc "....."

Ela faleceu após 07/1963 (não sabemos até o momento data correta) na cidade de "....." com idade de "....." conforme registro realizado por "....." no Cartório Civil de Pessoas Físicas da cidade do "....." no estado de São Paulo. Seu enterro foi celebrado no cemitério da Quarta Parada localizado na zona Leste da cidade de São Paulo.

RESUMO

Marido:                 

Sebastião Blane (1888-1963)

Filhos (8):                   

Filha 1 - Araceles Blane De Larco (1920) cc Luis Di Giorgio (? - 1988)

Filho 2 - Antônio Blane Del Arco cc "....."

Filho 3 - Santiago Blane Del Arco cc "....."

Filha 4 - Carmem Blane Del Arco cc "....."

Filho 5 - Sebastião Blane Del Arco cc "....."

Filho 6 - Julio Blane Del Arco cc "....."

Filho 7 - João Blane Del Arco cc "....."

Filho 8 - Rubens Blane Del Arco cc "....."

Pai:                        

Santiago Del Arco Salazar (1863)

Mãe:                      

Maria Del Carmen Cabrerizo Delgado (1867)

Irmãos (6):   

Gabriel Del Arco (26.04.1885)

Rafael Del Arco (20.05.1890)

Maria de Los Angeles Del Arco (30.07.1894)

Josefa Del Arco (13.11.1902)

Manoel Del Arco (08.12.1905)

Maria Del Arco (11.05.1908)

Avos paternos:     

José Del Arco Moya (1830) e Victoria Salazar Aparicio (1829)

 

Tios paternos (6)

Domingos Del Arco Salazar (10/1853)

Gabriel Del Arco Salazar  (02/1856) cc Josefa García Sánchez (1860)

Maria Angeles Del Arco Salazar (04/1858) cc Manuel Bretones Martínez (1856)

Sergio Del Arco Salazar (09/1860) cc Rosa García Latorre

Frederico Del Arco Salazar (1871)

José Del Arco Salazar (1870)

 

​Avos maternos:  

Antonio Manuel Cabrerizo Plaza e Torcuata Delgado Latorre

Tios maternos (7)

Francisco Miguel Cabrerizo Delgado (1864)

Maria del Carmem Cabrerizo Delgado (1867)

Francisco Antonio Cabrerizo Delgado (1870)

Antonio José Cabrerizo Delgado (1872)

Francisco José Cabrerizo Delgado (1875)

José Antonio Cabrerizo Delgado (1877)

Maria Josefa Cabrerizo Delgado (1879)

​​​​Bisavos paternos:   

Gabriel Del Arco Rodrigues e Catalina Moya

Jacinto Salazar Guindos (179?) cc Rafaela Aparicio Guindos (1797)

​​​​Bisavos maternos:    

Carlos Cabrerizo Delgado e Maria Plaza

Blas Delgado e Teresa Latorre

Variações do sobrenome:

O sobrenome da família DEL ARCO sofre algumas variações devido a diferenciação de pronunciação do Português para Espanhol e conseguentemente na forma escrita. Os documentos e registros históricos encontrados apontam as seguintes variações:

 

Del Arco - De Larco - Del Arcos - Delaco - Delarco

Na genealogia levamos em consideração como era a assinatura da pessoa pesquisada era feita, sendo a assinatura a forma que o indivíduo desta pesquisa  se reconhecia ou identificava. Porém, infelizmente, não encontramos registros de sua assinatura.

Arvore genealógica

                       

 

 

 

 

 

 

Colaboradores

Colaborador 1 - Marcos Farias, cônjuge da descendente da família Del Arco

Colaborador 2 - Carmo Di Giorgio, bisneto da Santiago Del Arco

Colaborador 3 - Fabia Lima, pesquisadora e organizadora do projeto

Fontes:

Doc1 - Batismo Santiago Del Arco Salazar, 1863

Archivo Parroquial de Fiñana. Iglesia parroquial de Santa María de la Anunciación de la Villa de Fiñana, Almería, Diócesis de Guadix, España

sob livro número 27 e folha 192 (verso), no dia 15 de Julho de 1863

Doc2 - Casamento Santiago Del Arco Salazar, 1885

Archivo Parroquial de Fiñana. Iglesia parroquial de Santa María de la Anunciación de la Villa de Fiñana, Almería, Diócesis de Guadix, España

sob livro 12, folha 69, no dia 26 de agosto de 1885

 

Doc3 - Nascimento Victoria Del Arco, 1892

Registro Civil da Vila de Fiñana, Almería , Andalucia na Espanha

sob livro 23, folha 15 e assento 29, no dia 06 de Dezembro de 1909

Doc4 - Casamento Victoria Del Arco, 1911

Registro Civil de Pessoas Físicas realizado no Cartório do Brás em São Paulo

sob livro 21, folha1 e assento 212, no dia 08 de Julho de 1911

Doc5 - Óbito Victoria Del Arco, apos 7/1963 (verificar)

Registro Civil de Pessoas Físicas realizado no Cartório do "...." em São Paulo

sob livro "....", folha"...." e assento "....", no dia "...."

Doc6 - Registro de Estrangeiro Sebastião Blane, 1944

Arquivos Públicos do Estado de São Paulo

Registro número 236.997 em 8 de Dezembro de 1944

Doc7 - Óbito Sebastião Blane, 1963

Registro Civil de Pessoas Físicas realizado no Cartório da Mooca em São Paulo

sob livro 50C, folha 142 (verso) e assento 8654, no dia 13 de Julho de 1963

Doc8 - Obito Luiz de Giorgio, 1988

Registro Civil de Pessoas Físicas realizado no Cartório da Arujá em São Paulo

sob livro 16C, folha 288 e assento 1999, no dia 07 de Agosto de 1988

Acervo Digital do Museu da imigração do Estado de São Paulo, Lista de Bordo

http://www.inci.org.br/acervodigital/upload/listas/BR_APESP_MI_LP_002782.pdf

Companhia Austro Americana, Navio Francesca

http://www.novomilenio.inf.br/santos/h0300g25e.htm

Family Search, Arvore genealógica de Luiz Francisco Vilar, ID MMD8-9GH

https://www.familysearch.org/ark:/61903/2:2:3SGJ-JJ5

Geneanet, arquivos pessoais de Luis Rubia Gomes

https://gw.geneanet.org/caminantel?lang=en&iz=430&p=santiago&n=del+arco+salazar

Registro de Estrangeiro, Manoel Delarco, FamilySearch, Brazil, São Paulo, Immigration Cards, 1902-1980; https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QSQ-G9D5-1DBT?cc=2140223&wc=Q4RB-2NP%3A1056965401%2C1057093101

Ministério da Justiça da Espanha, certidão civis

http://www.mjusticia.gob.es/cs/Satellite/Portal/es/servicios-ciudadano/tramites-gestiones-personales/certificadocertificacion

Diocese de Almeria, Iglesia Nuestra Señora de la Anunciación, Arquivos religiosos

http://www.diocesisalmeria.es/index.php/diocesis/archivo-diocesano

Crédito pesquisadora Fabia Lima, Genealogista

Ultima atualização em 23 de Outubro de 2018

Museu_da_Imigração_do_Estado_de_São_Paul
Museu_da_Imigração_do_Estado_de_São_Paul
Vapor Francesca - Companhia Austro Ameri
Finana_para_Porto_de_Almería_-_familia_D
Manoel Delarco - RE 2 - frente.jpg
Manoel Delarco - RE 1 - frente.jpg
Manoel Delarco - RE 1 - verso.jpg
Sebastiao Blane - RE - frente.jpg
Sebastiao Blane - RE - verso.jpg

Manoel Delarco - RE 2 - frente.jpg
Manoel Delarco
Iglesia_de_Nuestra_Señora_de_la_Anunciac
Links
logo-museu-da-imigracao.png
logo-Arquivo-Nacional.png
FamilySearch.png
Arquivo Diocese de Almeria - Espanha.jpg
CON_SAO-PAULO_logo-alta.jpg
Ministerio da Justica.png
LOGO-FONDO-BLANCO-JUNTA-ANDALUCÍA.gif
Projetos
Nuestra_Senõra_de_la_Anunciación.JPG
Santiago Del Arco - Registro de Entrada.
logo Arquidiocese de Santana de Botucatu
Brasao_Itatinga.jpg
Arvore genealogica - familia Del Arco.jp
bottom of page